Complexo arquitetônico datado da década de 1910, tombado como patrimônio histórico municipal, com a preservação e o restauro de características originais da antiga Estação Ferroviária de Olímpia.
A Estação Ferroviária de Olímpia, que era pertencente à antiga FEPASA, funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, e foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. O local ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, inaugurado no dia 15 de dezembro de 2021.
A requalificação do complexo arquitetônico da antiga Estação, com a preservação e o restauro de características originais do prédio, abrigará exposições temporárias, além de simpósios, residências, aulas e mesas redondas que abordem questões relevantes da arte moderna e contemporânea. Com mais de 6 mil m² de área total e mil m² de área construída, a ECO conta salas administrativas, sala receptiva, uma pinacoteca, praça de alimentação, espaço para apresentações culturais, sala para exposições, entre outros. Além disso, a locomotiva que ficava no antigo Museu de História e Folclore foi restaurada e transportada para a estação, e ainda estão sendo instalados dois vagões antigos, nos quais em um haverá uma cafeteria e no outro, um espaço para exposição de fotografias e exibição de filmes históricos e antigos de quando a estação funcionava.
Horário de visitação: de segunda-feira a domingo, das 09h00 às 21h00, inclusive nos feriados.
Visita guiada com agendamento prévio.
Entrada gratuita.
Rua Coronel José Medeiros, 477 – Centro
Fone: (17) 3280-6294 (Secretaria de Turismo e Cultura)